top of page
Nota de Falecimento: Chefe Cristian do Amparo 

É com imensa tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do Chefe Cristian do Amparo na sexta-feira, dia 26/06/2020, vitima de um acidente de carro. Chefe Cristian dedicou sua vida ao Escotismo, em especial ao 68º Grupo Escoteiro Rui Barbosa, ao qual participava ininterruptamente desde membro juvenil. 
 

Cristian do Amparo conheceu o Escotismo aos 10 anos, ingressando no antigo 107º Grupo Escoteiro Mangabeiras. Participou de algumas reuniões naquele Grupo Escoteiro e poucas semanas depois mudou-se para o 68 GERBA, que tinha acabado de ser transferido do Bairro Kennedy para o Bairro Eldorado, em Contagem, tendo agora como sede a Escola Estadual Salesianas Helena Guerra.

Cristian participou do Escotismo como Escoteiro, Sênior, Pioneiro e Escotista, sendo inclusive o 1º Chefe Escoteiro do 68º Grupo Escoteiro Rui Barbosa a conquistar o mais alto nível de formação de um voluntário adulto, a Insígnia de Madeira. 

Atuou em quase todas as funções no 68 GERBA, tendo sido Chefe de Tropa Escoteira, Chefe de Tropa Sênior, Mestre Pioneiro, Diretor Técnico e Diretor Presidente. Orientou, como Assessor Pessoal de Formação, diversos Chefes Escoteiros do 68 e de outros grupos escoteiros. Atuou também como Diretor do Distrito Escoteiro Metropolitano de Minas Gerais nos anos de 2015 e 2016. Era portador da 3ª Conta do Colar da Insígnia de Madeira, o que lhe permitia atuar como Diretor de Cursos de Formação para Adultos no Movimento Escoteiro, função esta que exercitou realizando eventos de formação em várias partes de Minas Gerais. Era muito atuante também em âmbito regional, sempre participando das equipes de organização das atividades para o Ramo Pioneiro, tais como AMEP, AREPIO, Mutirão Pioneiro, entre outras.   

Atualmente ele participava no Grupo Escoteiro Rui Barbosa como Mestre Pioneiro do Clã Dragões da Inconfidência, juntamento com o Mestre Pioneiro Chefe Fernando e da Mestre Pioneira Chefe Ariana. 

Chefe Cristian era o integrante mais antigo atuando no 68 GERBA e recentemente havia viajado para  Inglaterra, onde conheceu Gilwell Park, o centro mundial de formação de Chefes Escoteiros. Muito querido por todos, deixa uma enorme saudade no coração e na lembrança daqueles que tiveram o prazer em conhece-lo. Um amigo verdadeiro, um irmão escoteiro reto de caráter, sempre muito alegre, disposto a ajudar com um sorriso no rosto. Vivia o 68º Grupo Escoteiro Rui Barbosa, tinha orgulho de fazer parte da União dos Escoteiros do Brasil e contribuiu com a educação de inúmeras crianças, jovens, adolescentes e adultos no Escotismo.

 

O 68º Grupo Escoteiro Rui Barbosa se solidariza aos familiares, amigos e irmãos escoteiros, tendo a certeza que o Chefe Cristian se encontra no Grande Acampamento, junto de Deus, Baden-Powell e muitos amigos.

Para sempre será lembrado por todos nós. O nosso muito obrigado, Mestre! 

 

Sempre Alerta! Servir! 

​68º GRUPO ESCOTEIRO RUI BARBOSA

Escola Estadual Helena Guerra - Rua Norberto Mayer, 1414 - Bairro Eldorado

CEP: 32315-100 - Contagem - Minas Gerais - Brasil - Cel: (31) 98446-3729

Atividades práticas aos sábados, de 14:30 às 17:30

bottom of page